Agentes

Campo

Pesquisas

Pólen

Quem Somos


Conheça nossos serviços.

Desenvolvimento_biologicos

 

QUEM SOMOS?

Em 2001, as pesquisas voltadas para o controle biológico de pragas iniciaram no Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto, SP, Brasil, sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre de Sene Pinto. Nessa época eram apenas três orientados, Tatiane Cardoso da Silva, Angela Aparecida de Lima e Marim Paulo Alves Guimarães Jr., que defenderam seus TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) em 2003, e alguns co-orientados com a Profa. Dra. Marta Maria Rossi, sendo o primeiro o aluno Heber Ney Batista de Oliveira, em 2003.

Em cada ano mais alunos ingressavam a equipe que começava a se formar. Foram várias pesquisas com parasitoides de ovos de percevejos na soja, com Trichogramma pretiosum e T. atopovirilia para o controle da lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, em milho, com T. galloi para o controle da broca-da-cana, Diatraea saccharalis, em milho, e com Cotesia flavipes para o controle da broca-da-cana em cana-de-açúcar. Também foram iniciadas as pesquisas do controle da lagarta-do-cartucho, em milho, da cigarrinha-das-raízes, Mahanarva fimbriolata, em cana-de-açúcar, e de ácaros em citros com os fungos entomopatogênicos Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana.

Em março de 2006, o Grupo de Pesquisa e Extensão em Controle Biológico (G.bio) foi criado dentro do Moura Lacerda, com a equipe orientada pelo Prof. Alexandre e organizada pelo então aluno de graduação em Engenharia Agronômica, Guilherme dos Reis Vasconcelos. Desde lá, foram mais de 350 trabalhos apresentados em Congressos e Simpósios, no Brasil e no exterior, e em 2015 a 100ª orientação do Prof. Alexandre foi defendida.

Em 2016 será comemorado os 10 anos do G.bio e muitas atividades estão sendo preparadas para esse ano histórico para um grupo unido, idealista e que se fortalece a cada ano, ajudando a modernizar a agricultura brasileira, transformando-a em uma atividade cada vez mais sustentável e equilibrada. Venham comemorar conosco!

Mais Informações