Controle biológico em alta - G.BIO

G.BIO - Grupo de Pesquisa e Extensão em Controle Biológico

+55 19 984495279
G.BIO - Grupo de Pesquisa e Extensão em Controle Biológico

Blog

Grupo de Pesquisa e Extensão em Controle Biológico

Controle biológico em alta

A quarta edição do TECNOBIO PRAGAS, realizada de 17 a 18 de agosto de 2016 em Ribeirão Preto, SP, foi um sucesso e mais uma vez mostrou que o controle biológico está em franca expansão. Novas tecnologias foram apresentadas e novos produtos biológicos foram demonstrados.

DSC01150Foram 220 participantes nessa edição, superando os 120 da edição anterior, que obrigou a suspensão das inscrições uma semana antes do evento.

No evento foi lançado o livreto de seletividade de agrotóxicos para Telenomus podisiTrichogramma pretiosum, para as culturas do algodão, milho e soja, de autoria de Alexandre de Sene Pinto e Lucas Vinicius Cantori. O livreto para os inimigos naturais da cana-de-açúcar, incluindo Cotesia flavipesTrichogramma galloi e formigas predadoras será lançado nos próximos dias e estará disponível também de forma digital. Ambos os livros auxiliarão nas tomadas de decisão de quais produtos usar quando algum agente de controle biológico estiver sendo usado em campo.

Seletividade_cana_formigas

Foram 16 horas de palestras de renomados palestrantes de todo o Brasil e perguntas e discussão de participantes de diversas Usinas, unidades do agronegócio, Universidades e consultores no manejo de pragas. No final do primeiro dia, dedicado à cana-de-açúcar, foi aberto um espaço para os participantes falarem sobre suas experiências com o controle biológico.

Além de intervalos para café com deliciosos quitutes, foram degustados saborosos grilos com chocolate e larvas de tenébrio (uma espécie de besouro) crocantes e salgadas.

Foi bastante discutido o uso do fungo Beauveria bassiana para o controle da broca-da-cana e diversas outras pragas, incluindo pulgões. E sobre a importância das formigas predadoras como reguladoras naturais de populações de diversas pragas. O monitoramento de adultos da broca-da-cana com armadilhas de fêmeas virgens foi consolidado nesse evento e se destacou como o método de amostragem da praga mais confiável entre os desenvolvidos.

DSC01412No final do primeiro dia um prêmio surpresa! O 1º Prêmio PROFISSIONAL DESTAQUE 2016 NO USO DE CONTROLE BIOLÓGICO NA PRÁTICA foi oferecido ao Técnico Agrícola Leonaldo Donato Dias, pelo sucesso por 2 anos seguidos no controle de pragas da cana-de-açúcar quase que exclusivamente com produtos biológicos, na Usina Pagrisa, em Ulianópolis, PA. Para se ter uma ideia, o sucesso foi tão grande, que na safra 2016/2017 a cultura da soja da região, cerca de 6.000 hectares, será tratada de forma totalmente biológica contras lagartas desfolhadoras, percevejos e mosca-branca, algo que já foi feito com sucesso nessa safra, com custo quase R$200,00 menor e produzindo quase 300 Kg a mais do que em áreas de controle químico.

Rodape_site_patrocinios

Esse ano o 4º Tecnobio só foi possível ser realizado graças à confiança das empresas BUG, BIOCANA, BIOCONTROL, LABORATÓRIO FARROUPILHA LALLEMAND e STOLLER, que patrocinaram o evento. E também graças ao apoio das empresas BioEco Cana e Bio AgroSciences, com a organização da Occasio e do G.bio.

 

Quase todas as palestras dos dois dias de evento estão disponíveis a seguir, assim como algumas fotos do evento que cada ano que passa fica mais forte!

 

Palestras do dia 17 de agosto, cana-de-açúcar

Manejo biológico de pragas da cana-de-açúcar: Dia1_manejocana_ASPinto

Manejo das cigarrinhas: Dia1_cigarrinhas_JEMAlmeida

Manejo de pragas do solo: Dia1_pragassolo_EDBArrigoni

Manejo de Sphenophorus levisDia1_Sphenophorus_LCdeAlmeida

Manejo da mosca-dos-estábulos: Dia1_moscas_AJBittencourt

Manejo biológico de nematoides: Dia1_nematoides_JMSantos

 

Palestras do dia 18 de agosto, grãos e outros

Manejo biológico de pragas das grandes culturas: Dia2_manejoGC_ASPinto

Manejo biológico de pragas das pequenas culturas: Dia2_pequenasculturas_GRVasconcelos

Macro-organismos em potencial: Dia2_macropotenciais_BMArroyo

Micro-organismos na fixação de nitrogênio: Dia2_micronitrogenio_VCNBordignon

Polinização: Dia2_polinizacao_DTMalerbo-Souza

Plantas transgênicas e o controle biológico:

 

As fotos do evento logo estarão disponíveis aqui!



Categorias: Sem categoria

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

CONTATO

Entre em contato conosco


Endereço

R. Bom Jesus, 1007 - Sala 4, Alto - Piracicaba, SP - 13419055

Telefone

+55 16 99796-5464

+55 19 984495279

Email

gebio@occasio.com.br