
Controle biológico em alta
A quarta edição do TECNOBIO PRAGAS, realizada de 17 a 18 de agosto de 2016 em Ribeirão Preto, SP, foi um sucesso e mais uma vez mostrou que o controle biológico está em franca expansão. Novas tecnologias foram apresentadas e novos produtos biológicos foram demonstrados.
Foram 220 participantes nessa edição, superando os 120 da edição anterior, que obrigou a suspensão das inscrições uma semana antes do evento.
No evento foi lançado o livreto de seletividade de agrotóxicos para Telenomus podisi e Trichogramma pretiosum, para as culturas do algodão, milho e soja, de autoria de Alexandre de Sene Pinto e Lucas Vinicius Cantori. O livreto para os inimigos naturais da cana-de-açúcar, incluindo Cotesia flavipes, Trichogramma galloi e formigas predadoras será lançado nos próximos dias e estará disponível também de forma digital. Ambos os livros auxiliarão nas tomadas de decisão de quais produtos usar quando algum agente de controle biológico estiver sendo usado em campo.
Foram 16 horas de palestras de renomados palestrantes de todo o Brasil e perguntas e discussão de participantes de diversas Usinas, unidades do agronegócio, Universidades e consultores no manejo de pragas. No final do primeiro dia, dedicado à cana-de-açúcar, foi aberto um espaço para os participantes falarem sobre suas experiências com o controle biológico.
Além de intervalos para café com deliciosos quitutes, foram degustados saborosos grilos com chocolate e larvas de tenébrio (uma espécie de besouro) crocantes e salgadas.
Foi bastante discutido o uso do fungo Beauveria bassiana para o controle da broca-da-cana e diversas outras pragas, incluindo pulgões. E sobre a importância das formigas predadoras como reguladoras naturais de populações de diversas pragas. O monitoramento de adultos da broca-da-cana com armadilhas de fêmeas virgens foi consolidado nesse evento e se destacou como o método de amostragem da praga mais confiável entre os desenvolvidos.
No final do primeiro dia um prêmio surpresa! O 1º Prêmio PROFISSIONAL DESTAQUE 2016 NO USO DE CONTROLE BIOLÓGICO NA PRÁTICA foi oferecido ao Técnico Agrícola Leonaldo Donato Dias, pelo sucesso por 2 anos seguidos no controle de pragas da cana-de-açúcar quase que exclusivamente com produtos biológicos, na Usina Pagrisa, em Ulianópolis, PA. Para se ter uma ideia, o sucesso foi tão grande, que na safra 2016/2017 a cultura da soja da região, cerca de 6.000 hectares, será tratada de forma totalmente biológica contras lagartas desfolhadoras, percevejos e mosca-branca, algo que já foi feito com sucesso nessa safra, com custo quase R$200,00 menor e produzindo quase 300 Kg a mais do que em áreas de controle químico.
Esse ano o 4º Tecnobio só foi possível ser realizado graças à confiança das empresas BUG, BIOCANA, BIOCONTROL, LABORATÓRIO FARROUPILHA LALLEMAND e STOLLER, que patrocinaram o evento. E também graças ao apoio das empresas BioEco Cana e Bio AgroSciences, com a organização da Occasio e do G.bio.
Quase todas as palestras dos dois dias de evento estão disponíveis a seguir, assim como algumas fotos do evento que cada ano que passa fica mais forte!
Palestras do dia 17 de agosto, cana-de-açúcar
Manejo biológico de pragas da cana-de-açúcar: Dia1_manejocana_ASPinto
Manejo das cigarrinhas: Dia1_cigarrinhas_JEMAlmeida
Manejo de pragas do solo: Dia1_pragassolo_EDBArrigoni
Manejo de Sphenophorus levis: Dia1_Sphenophorus_LCdeAlmeida
Manejo da mosca-dos-estábulos: Dia1_moscas_AJBittencourt
Manejo biológico de nematoides: Dia1_nematoides_JMSantos
Palestras do dia 18 de agosto, grãos e outros
Manejo biológico de pragas das grandes culturas: Dia2_manejoGC_ASPinto
Manejo biológico de pragas das pequenas culturas: Dia2_pequenasculturas_GRVasconcelos
Macro-organismos em potencial: Dia2_macropotenciais_BMArroyo
Micro-organismos na fixação de nitrogênio: Dia2_micronitrogenio_VCNBordignon
Polinização: Dia2_polinizacao_DTMalerbo-Souza
Plantas transgênicas e o controle biológico:
As fotos do evento logo estarão disponíveis aqui!
Categorias: Sem categoria