Cana-de-açúcar: referência quando o assunto é Controle Biológico - G.BIO

G.BIO - Grupo de Pesquisa e Extensão em Controle Biológico

+55 19 984495279
G.BIO - Grupo de Pesquisa e Extensão em Controle Biológico

Blog

Grupo de Pesquisa e Extensão em Controle Biológico

Cana-de-açúcar: referência quando o assunto é Controle Biológico

Dominando a tecnologia há 70 anos, o setor canavieiro brasileiro está na vanguarda do uso de inimigos naturais para o controle das suas principais pragas

Por Natalia Cherubin

A polêmica em torno do Projeto de Lei, chamado por contrários e ambientalistas de “PL do Agrotóxico”, que vem causando acaloradas discussões na sociedade e principalmente nas redes sociais, acendeu, mais uma vez, os holofotes e os questionamentos sobre o uso de defensivos agrícolas na agricultura brasileira.

A questão da PL – que por hora não é o foco da discussão que propomos – nos fez parar para avaliar o nível de evolução que o setor canavieiro chegou no controle das suas principais pragas. E o que descobrimos, conversando com especialistas da área e com os que atuam em outras culturas, é que a cana se tornou referência em controle de pragas, principalmente quando falamos no uso de controle biológico (CB), ou seja, somos o segmento agrícola de maior tradição no uso de inimigos naturais.

Você sabia, por exemplo, que o controle biológico é realidade há quase 70 anos para broca-da-cana e há mais de 20 anos para a cigarrinha-das-raízes e Sphenophorus levis? O primeiro registro de controle biológico da broca-da-cana data de 1949, quando foram utilizadas as moscas Taquinídeos Lixophaga diatraeaLydella minense (=Metagonistylum minense) e Billaea claripalpis (=Paratheresia claripalpis). Com exceção de L. diatraea, que não se adaptou muito bem ao nosso país, as demais moscas conseguiam manter as infestações ao redor de 8%, níveis hoje não aceitáveis…

Continue lendo em: RPANews, 15/08/2018



Categorias: Sem categoria

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

CONTATO

Entre em contato conosco


Endereço

R. Bom Jesus, 1007 - Sala 4, Alto - Piracicaba, SP - 13419055

Telefone

+55 16 99796-5464

+55 19 984495279

Email

gebio@occasio.com.br